quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Um arco-íris duplo

Olá leitores!

Olhando algumas fotos antigas, descobri uma que daria um post!!
Veja essa imagem, de um arco-íris duplo ou secundário, tirada por mim na cidade de Vitória - ES, em 2012:


Os Arco-íris já foram tema de um post do MICROSCÓPIO em 2011 (confira AQUI), onde eu expliquei como esse fenômeno acontece.

Agora, temos aqui um fenômeno ainda mais raro - o arco-íris duplo. Por isso quero que seus olhos atentos observem a foto e me respondam:
"Qual é a primeira cor do arco-íris?"
.
.
.
.
.
.
.
Se você olhou pro arco-íris da direita, a cor que vem primeiro é o vermelho. Mas se você olhar atentamente pro arco-íris duplicado, à esquerda, a primeira cor é o azul. As cores são invertidas no segundo arco.

Outra coisa que quero que vocês reparem é que o céu entre os arcos é mais escuro. Essa é a chamada banda escura de Alexandre (descrita pela primeira vez pelo filósofo grego Alexandre de Afrodisías)Além disso, o arco-íris secundário é mais fraco, porém mais alargado que o arco principal.

Gostou?
Agradeça às gotas de água e à luz do sol (luz branca) que sofrem refração (entrada na gota) e depois reflexão (como em um espelho). No caso do arco-íris secundário, a luz entra na gota por um ângulo específico e diferente do ângulo em que entra nas gotas do arco-íris principal. Dentro da gota, essa luz sofre reflexões e por isso vemos as cores invertidas.
Entenda o esquema abaixo: o número 1 representa a gota de água; o número 6 a luz do sol que entra na gota e sofre as refrações e reflexões; o número 4 da esquerda é o arco-íris principal; o 4 da direita, o arco-íris secundário - com as cores invertidas.


Beijos e até a próxima!


Um comentário: