quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Contos do quintal-parte 2 (O gambá)

Queridos leitores,

Quem já viu um gambá? E eu não estou falando do animal dos desenhos da Disney, que é preto com a faixa branca no dorso e se chama na verdade cangambá. Estou falando do gambá verdadeiro, o gambá brasileiro.


Nosso gambá vive por todo o Brasil, na verdade por toda a América. Originalmente nas nossas matas, mas cada vez mais comum em nossas cidades. O gambá é um mamífero marsupial, o que quer dizer que faz parte da mesma ordem dos cangurus, ambos têm uma bolsa onde seus filhotes terminam de se desenvolver.

Mas a questão é: por que o gambá saiu da mata e veio parar no meu quintal? 

Cada vez mais nossas matas e florestas estão diminuindo. Queimadas, desmatamentos, construção de novas cidades, hidrelétricas, expansão agrícola, entre outras ações do homem estão destruindo o habitat natural desses animais e eles são obrigados a vir morar nas cidades.

Quando está na floresta, o gambá tem bastante comida disponível: ovos, pequenos animais, frutos. Sim, eles comem de tudo, por isso são chamados onívoros. Mas o que eles fazem pra encontrar comida na cidade?

Procuram no meu quintal!


Essa foto mostra as marcas das patas do gambá que anda procurando comida pelo meu quintal. Veja abaixo como são perfeitas pegadas de gambá:


Toda essa história é muito ruim para os animais. Porque nas cidades eles se arriscam no trânsito, comem restos de alimentos tirados do lixo e fica difícil encontrar uma parceira. Muitos desses animais são atropelados e acabam morrendo. 

Infelizmente, o gambá do meu quintal continua por aqui, se arriscando e me lembrando a cada dia que estamos ocupando um lugar que não era nosso, com nossas casas, carros e prédios.


5 comentários:

  1. Tutti, Larinha e Alvinho19 de outubro de 2012 às 20:25

    Estávamos com saudade das microcopices Anne!!!
    Bjs imensos d nós.

    ResponderExcluir
  2. Hmm eu gostei do post, mas é bom frisar que o gambá, não é gambá brasileiro, é marsupial que vive do sul do Canada à Argentina, e aquele outro bichinho preto com branco e mais peludo (o pépe do desenho) é um cangambá. As pessoas confundem muito, achando que o do rabo pelado é exclusivamente do Brasil, não é não. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keila! Vou arrumar no texto. Com razão ficou confuso, porque eu tentei explicar que não era o mesmo animal dos desenhos da Disney e acabei chamando de gambá, quando deveria ser cangambá! Obrigada pela sugestão. Revisite o post e veja como ficou.

      Excluir
  3. Para saber mais sobre os gambás em outros países da América, veja também a postagem http://microscopiocolorido.blogspot.com.br/2012/10/um-gamba-internacional.html
    Um abraço, Anne

    ResponderExcluir